Skip to content

Jerusalém

A “Cidade Santa” é uma das cidades mais antigas do mundo (cerca de seis mil anos), capital político-administrativa de Israel e é a maior cidade do país, com cerca de 950 mil habitantes. É também considerada sagrada pelas três grandes religiões monoteístas:

 

Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, possuindo por conta disso uma infinidade de lugares santos e templos de interesse universal. Muitos deles estão na Cidade Velha de Jerusalém, tradicionalmente dividida em quatro bairros: Bairro Armênio, Bairro Cristão, Bairro Muçulmano e o Bairro Judeu. A atração mais importante da Cidade Velha é o Monte do Templo, conhecido em árabe como Haram ash-Sharif (o “Santuário Nobre”) e em hebraico como Har Ha-Bayit, local do antigo Templo de Jerusalém, do qual resta hoje apenas o Muro das Lamentações.

 

Outros locais em Jerusalém Oriental são o Monte das Oliveiras, com seu mirante; o Túmulo de Absalão, num antigo cemitério judaico de mais de dois mil anos; as igrejas de Getsêmani, o Dominus Flevit e a Igreja de Maria Madalena (igreja ortodoxa russa).

Vários locais em Jerusalém são apontados como o Túmulo de Jesus Cristo. O mas tradicional destes sítios é a Igreja do Santo Sepulcro, próxima ao Gólgota, a colina onde teria sido crucificado.

Ao sul do Bairro Judeu está a Cidade de Davi com escavações arqueológicas, incluindo o Túnel de Ezequias.

 

Jerusalém Ocidental é a parte mais nova de Jerusalém, construída principalmente após a independência do Estado de Israel, em 1948. Alguns pontos:

 

– Mea Shearim, bairro criado no século XIX e habitado em grande parte pelos judeus ultra-ortodoxos (Haredim). Mea Shearim mantém o sabor das aldeias do Leste Europeu (shtetl).

– O Yad Vashem (Museu do Holocausto), memorial às seis milhões de vítimas judias massacradas pelo nazismo.

– Ein Karem, o berço de João Batista, é um dos quatro locais de peregrinação cristã mais visitados em Israel.

– Monte Sião, local de descanso do Rei Davi.

– Monte Scopus, local da Universidade Hebraica de Jerusalém, situado a 834 metros acima do nível do mar. O Monte Scopus oferece uma vista privilegiada da cidade, incluindo o Monte do Templo e o Mar Morto.